Site Amazonas Atual – Após 62 anos, Rádio Rio Mar adere à migração para FM

Disponível em: http://amazonasatual.com.br/apos-63-anos-radio-rio-mar-adere-a-migracao-para-fm/

 

 

Os arcebispos Dom Luiz Soares e Sérgio Castriani assinaram termo de migração para FM (Foto: Divulgação)
Da Redação

MANAUS – O presidente da República, Michel Temer, assinou, na manhã desta segunda-feira, 7, em evento no Palácio do Planalto, um termo aditivo que autoriza a migração de 240 rádios AM para a faixa FM. A medida atende a uma demanda antiga dos empresários e entidades que têm concessões de rádio, principalmente de emissoras do interior. Segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a faixa FM tem vantagens em relação à AM, entre as quais melhor qualidade de áudio, redução de custos de operação e manutenção, integração com aparelhos digitais como tablets e celulares e maior alcance de ouvintes.

São nessas qualidades técnicas que a Rádio Rio Mar, de Manaus, aposta para ampliar seu público ouvinte. Há 62 anos operando em Amplitude Modulada, a emissora da Arquidiocese de Manaus planeja conquistar ouvintes mais jovens. “Como trabalhamos com a evangelização, com certeza alcançaremos mais os jovens e a família. Esse é um dos nossos objetivos”, disse o padre Charles Cunha, superintendente da Rio Mar. O aniversário da emissora será no dia 14 deste mês.

Cunha informou que o processo de mudança deve começar somente em 2017. “Precisamos cumprir exigências do Ministério das Comunicações. Uma delas é apresentar um projeto de programação para FM. Vamos elaborar nosso plano com ajuda das pastorais. Depois, vem a compra de equipamentos”, disse o padre. Charles Cunha revelou que a rádio fará campanha para arrecadar recursos.

Rio Mar ganhou fama na AM com programas de entretenimento e esportivos, com transmissão de jogos de futebol. Também fez a fama de locutores como Jurandir Vieira e Arnaldo Santos. O aniversário de 10 anos da rádio teve a presença do cantor Roberto Carlos e da cantora Edith Veiga, que se apresentaram ao vivo na antiga sede da Avenida na Joaquim Nabuco e no Cine Vitória, em Educandos, Centro de Manaus. Oi a primeira rádio em Manaus a transmitir jogos da Copa do Mundo, em 1978, na Argentina.

Atualmente, a rádio possui diversos programas de entretenimento como o Terra Molhada, pela manhã, e o A Tarde é Nossa.

A solenidade de assinatura do Termo Aditivo de Adaptação de Outorga teve a presença do arcebispo Dom Sérgio Castriani e do arcebispo emérito Luiz Soares.

A migração das rádios AM para FM (Frequência Modulada) foi instituída por decreto de 2013 da ex-presidente Dilma Rousseff. De acordo com o governo federal, 1.386 das 1.781 estações AM existentes no país já aderiram à migração, equivalente a 77% das emissoras que atuam nesta frequência.

Agora, as emissoras que assinaram o termo devem apresentar um projeto técnico de instalação das novas frequências e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) uma permissão de uso. Para migrar à faixa FM, as rádios AM vão ter que trocar seus sistemas de transmissão de sinal, que inclui transmissores, antenas e equipamentos auxiliares.

Ainda de acordo com o ministério, os custos da mudança de faixa serão arcados pelas próprias emissoras. O governo informou que a migração para a frequência FM varia de R$ 8,4 mil a R$ 4,4 milhões. O valor varia, entre outros fatores, em função do alcance da rádio.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários