Assembleia Sinodal Arquidiocesana

Histórico:

O CAMINHO DA ASSEMBLEIA SINODAL ARQUIDOCESANA

1  – CONVOCAÇÃO
Convocada no dia 9 de março de 2021 por Dom Leonardo Steiner, a Assembleia Sinodal Arquidiocesana já está se tornando caminho, seja através dos trabalhos de reflexão e encaminhamentos realizados pela Comissão de Coordenação, seja pela dinâmica sinodal de intercâmbio de ideias e proposta através das reuniões do Clero e dos encontros do Conselho de Pastoral.

Assembleia Sinodal é um instrumento de consulta ao Povo de Deus para realizar um profundo questionamento e rearticulação das nossas forças eclesiais, das nossas estruturas e da modalidade da nossa atuação e presença na cidade e no interior.

2 – PROCESSO DE ESCUTA
Neste sentido, solicitamos que todos/as dediquem suas energias e forças para vivermos o Processo de Escuta, momento importante da dinâmica sinodal visto que desejamos ouvir a todos e todas, fi éis batizados e batizados das nossas comunidades e grupos eclesiais, além de católicos afastados e entidades simpatizantes com o serviço da Igreja.

3 – PRIMEIRO SUBSÍDIO
O primeiro subsídio foi lançado no sábado dia 11 de setembro no Conselho de Pastoral e enviado ao grupo dos padres, setores e pastorais. O acesso ao material que foi preparado especialmente para as famílias, pode ser acessado de forma virtual e impresso pelas comunidades ou apresentado em Datashow. Importante que as famílias das paróquias e áreas missionarias se reúnam em pequenos grupos, rezem o encontro e respondam as perguntas registrando os pontos importantes.

Acesse aqui os subsídios:

1. Escutar – ENCONTRO EM FAMÍLIAS

2. Escutar – COMUNIDADES RURAIS E RIBEIRINHAS (em construção)

3. Escutar – POVOS INDÍGENAS

4. Escutar – GRUPOS ECLESIAIS

5. Escutar – PRESBÍTEROS

6. Escutar – DIÁCONOS PERMANENTES

7. Escutar – VIDA CONSAGRADA

8. Escutar – LAICATO

9. Escutar –  JUVENTUDES

4 – PRAZO PARA ENTREGA DAS RESPOSTAS
As respostas do primeiro subsídio, assim como os outros que serão lançados para públicos diferentes tem até o dia 15 de dezembro para enviar as respostas para o seguinte e-mail: pastoralexecutiva@gmail.com

Faz-se necessário que todos, presbíteros, coordenadores e coordenadoras das comunidades, pastorais, movimentos e serviços animem  aos fieis a envolverem-se e participarem dos momentos de escuta. Além do mais, que deem a conhecer o itinerário da Assembleia Sinodal Arquidiocesana incentivando a participação de todos e todas neste momento importante que Deus oferece a nossa Igreja local.

II FASE

•  II Subsídio
    • Prazo de entrega da segunda fase – 18 de junho de 2022

VÍDEOS

A Arquidiocese de Manaus está publicando uma série de vídeos para divulgação da Assembleia Sinodal Arquidiocesana com o objetivo de motivar toda a comunidade católica para a realização do processo de escuta sinodal.

• Dom Leonardo Ulrich Steiner
  • Pe. Geraldo Ferreira Bendaham

• Pe. Zenildo Lima

• Cardeal Leonardo Steiner – convite para os representantes participarem ativamente desse bonito processo de pensar e definir ações para melhor evangelizar, testemunhar e servir Jesus

LOGOMARCA DA ASSEMBLEIA SINODAL

A cruz é o principal elemento em que todos os demais se agregam para dar valor e sentido à mensagem evangelizadora. Seu formato faz memória da cruz do Congresso Eucarístico de 1975, construída em aquariquara (madeira da Amazônia) apresenta alta resistência e tem cavidade em seu tronco, simbolizando uma Igreja santa e pecadora que mesmo chagada vai ao encontro do mundo chagado, confi gurando uma Igreja em saída.

As mãos, em gesto de doação, tomam a forma de uma canoa que ao olhar para o fundo se vê as ondas de águas em tons de marrom que se associa ao Rio Amazonas, fruto do encontro dos rios Negro e Solimões que são o principal meio de circulação na região amazônica. E junto a cor verde da fl oresta, para recordar onde se encontra a Assembleia Sinodal.

Ao fundo da logomarca temos o alvorecer, que transmite esperança e beleza do silêncio de contemplação que esse momento trás. A mensagem visual se confi gura no gesto de dar e receber com as mãos que carregam a cruz numa canoa como presença eclesial missionária e solidaria da Igreja na Amazônia.

HINO

A Comissão de Coordenação da Assembleia Sinodal publicou, no dia 25 de agosto de 2021, o Edital convocando um concurso para a escolha do Hino da Assembleia Sinodal. As inscrições irão até 16 de novembro de 2021, tendo em vista o anúncio do hino ganhador no dia 08 de dezembro de 2021, festa da Padroeira.

O objetivo do Hino é dar ritmo ao processo e será utilizado “em celebrações, encontros, reuniões e outros momentos promovidos pela Arquidiocese de Manaus através de suas comunidades, paróquias, áreas missionárias, pastorais, serviços e movimentos como aspecto de animação e espiritualidade no caminho sinodal” (Edital, §1.2). O ganhador receberá como prêmio um violão!

Escolha do Hinos

O Hino da Assembleia Sinodal Arquidiocesana foi lançado na Festa de Corpus Christi, no dia 16 de junho. Ganharam o concurso, o casal Messias Castro e Rita Floramar, da Paróquia de Santa Luzia, do Bairro Presidente Vargas – Matinha.

Subsídio final
Acesse neste link: INSTR. DE TRABALHO _ Assembleia Sinodal Arquidiocesana _ versão digital

RESULTADO:
1a. fase da Assembleia Sinodal – 21 a 23 de outubro de 2022 – acesse aqui as Diretrizes